Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

Caríssim@s,
esta postagem tenciona ajudá-lo a refletir sobre as funções da linguagem, por meio dos exercícios inseridos como comentários pelos meus alunos de terceiro ano do ensino médio do Colégio Palmira Gabriel.
Conto com sua contribuição e espero sua pergunta.
Saudações!

7 comentários:

  1. Função Referencial (Isadora Ribeiro)
    Numa manhã fria do dia 12 de janeiro aconteceu na escola Palmira Gabriel de haver uma poça de água , onde alunos pisavam molhando os pés. Essa poça se formou pela chuva da tarde do dia 11 de janeiro, início do ano de 2012, quando chega o inverno e a chuva molha centenas de lugares.
    Função Emotiva (Renan Tavares)
    Para uns poderia ser só uma poça de água normal, mas para mim e para outras pessoas significava muita tristeza e dor, pela triste lembrança do massacre de realengo, onde muitas famílias choram pela morte de suas crianças.
    Função poética (Magdiel Moraes)
    Ó poça de água
    Linda poça de água
    Formada na área da escola.
    Ó poça de água
    Pisada pelos alunos
    Molhando-lhes os pés
    Resolvi fazer esse verso
    Pra lembrar de você que apareceu
    Numa quinta-feira.
    Na área da escola
    Linda poça, poça linda.
    Função conativa (Eder Luis)
    Não percam
    Todas as manhãs no colégio “Palmira Gabriel”. Um espetáculo promovido pela natureza, um show de águas que brilham com a luz do sol.Não faltem!!!
    DIGITADORA:ADRIENE DA SILVA BARBOSA

    ResponderExcluir
  2. Edilane Rodrigues (Função Referencial): O Vigia Melquison as 6:00h da manhã,sentado em frente a escola fica escutando música e conversando com os colegas de trabalho e alunos.
    Ao termino do expediente,aos meio-dia,levanta-se da cadeira que passa a manhã toda sentado,e se dirige a sua bicicleta que esta localizado no bicicletário da escola e vai embora.
    Gislanne Azevedo (Função Emotiva): O Vigia ao amanhecer desperta, para um longo dia de trabalho, saindo da sua casa logo cedo, passando pelas ruas nubladas e desertas chegando ao seu local de trabalho alegre e sorridente.
    Kassio Rafael(Função Poética): Todos os dias ao chegar no colégio me deparo com um homem que pra muitos e só um simples ser humano,mais não ele é vigia do colégio e se chama MELQUISON OU MELKI;uma pessoa alegre,brincalhona e é querido por todos.Ele não é somente vigia também amigo dos alunos,e participa de um pouco de cada coisa e interage com alunos,professores e os demais funcionários,transparece amor pelo seu trabalho esse é o querido vigia MELQUISON.
    Fabiano Augusto(Função Fática): -Fala Alan,você viu o Melquison?
    Quem o mel?
    -Não, o Melquison ,viu ou não?
    -Que, son?não vi não?
    -Não o vigia Melquison?
    -Quem?
    DIGITADOR: ALAN SANTOS DE LIMA

    ResponderExcluir
  3. José Dias (função referencial): No dia 12/01/2012, às 09:00h, foi registrado ao ar livre da escola Palmira Gabriel uma torneira pingando. Seus pingos levam respectivamente três segundos da boca da torneira até atingir o chão e, são espalhados molhando os seres que vivem e passam no local, como insetos e plantas.
    As gotas de água que as plantas recebem são um bem muito gratificante para elas, porque essas gotas que caem da torneira são o que as plantas precisam para se reproduzir, pois ao mesmo tempo em que caem da torneira , ajudam seres a sobreviverem, enquanto outros são prejudicados porque dependem dessa água que está sendo desperdiçada.

    Antônio Neto (função emotiva): As gotas de água da torneira caem ao chão, junto com as minhas lágrimas. A cada gota me sinto mais e mais triste. Quem cuidará das gotas de água jogadas ao chão? Meu bem, cuide de cada uma delas, se não cuidar, irei perder cada vez mais as minhas preciosas lágrimas. Porque? Porque há tanto desperdício?

    Cristiane Poça (função poética):
    ó, que desperdício
    Pinga, pinga, pinga
    Como pinga sem parar
    Não sabe a falta que faz
    Pra quem necessita dela
    Como é valioso
    Como é necessário
    como é tão útil
    Sem ela tudo para
    Não se pode viver sem
    Sendo desvalorizada
    Desperdiçada
    Quantas e quantas
    precisam, imploram
    por uma gota
    Salvaria sua vida
    Seu dia, suas noites
    Como ela é tão útil.

    DIGITADOR: Iranilso Barros

    ResponderExcluir
  4. 1º FUNÇÃO REFERENCIAL (AMANDA BATISTA)

    ESTÃO ABERTAS INSRIÇÕES PARA O CONCURSO DE BOLSAS DO PROEBE, UM CURSO PREPARATÓRIO PARA QUEM DESEJA CURSAR UMA UNIVERSIDADE, ONDE O ALUNO REALIZ UMA PROVA E, DEPENDENDO DE DESEMPENHO, GANHARÁ OU NÃO A ISENÇÃO TOTAL OU PARIAL DAS MENSALIDADES.

    2º FUNÇÃO FÁTICA (GLALCIA DA SILVA)

    UM AVISO É SOBRE POSTO NA ESCOLA. O CONCURSO DE BOLSAS DO PROEBE. UM CERTO ALUNO LER/:
    -ONDE FICA?
    -CARLOS RESPONDE: O QUÊ ?
    -O ALUNO: O CONCURSO
    -CARLOS : QUAL ?
    -O ALUNO: DO PROEBE
    -CARLOS : NÃO CONHEÇO QUEM É !

    3ºFUNÇÃO EMOTIVA (MARIA DANIELA)

    EU ESTAVA PASSANDO PELO CORREDOR DA ESCOLA, E VI UM ANUNCIO QUE IRIA MUDAR MINHA VIDA, PRESTEI MAIS ATENÇÃO E PERCEBI QUE ERA O CONCURSO DE BOLSAS DO PROEBE. SAI DA ESCOLA E FUI CORRENDO PRA CASA MORRENDO DE FELICIDADE E FUI LOGO ME ESCREVER.

    4º FUNÇÃO APELATIVA(GEYSE FURTADO)

    VOCÊ QUER UM CURSO DE QUALIDADE ?
    INSCREVA-SE NO PROEBE!
    SEU FILHO MERECE ESTAR LÁ PARA SER MAIS UM VENCEDOR!

    DIGITADOR :RAIMUNDO DO NASCIMENTO FERREIRA.

    ResponderExcluir
  5. Glauciane Fonseca (Função Referencial)

    Comunicamos a todos os alunos que, haverá um mutirão para a limpeza da escola que irá iniciar as 8:20h com atrações musicais e brincadeiras. Após o termino, você terá direitos a lanches e brindes.
    “Juntos vamos manter o ambiente limpo e harmonioso, por isso contamos com a participação de todos”
    Samantha Meireles (Função apelativa): junte-se a nos na limpeza da escola: todos sujamos, então devemos mantê-la sempre limpa.
    Mirlene Cardoso (Função Poética): a limpeza determina o alvoroço de alerta. O rodo, puxa, puxa a sujeira do chão. O vai e vem dos panos cuidadosos sempre juntos renova o ambiente. Os livros desempoleirados veem-se ordenados nos fileiros.
    Marielto Silva (Função Emotiva): A beleza de obter um ambiente limpo e bem cuidado deve ser fruto da contribuição de todos, para fazer uma escola melhor. Puxa, gente, é muito triste ver um ambiente em que estudamos sujo, e o pior e saber que é por nossa culpa.


    Digitador: Hendrell Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Kassio (Função Poética)
    Todos os dias,ao chegar ao Colégio,me deparo com um Homem que para muitos e só um simples ser Human,mas para mim nao.Ele é o vigia da Escola e se denomina Melquisom ou Melki,um ser alegre,brincalhão e querido por todos.Ele nao é somente o vigilante.Também é um amigo dos discentes,participa um pouco de cada coisa,interage com decentes,e os demais Funcionários e deixa transparecer amor pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Gislanne Azevedo (Função Emotiva)O vigia ao amanhecer desperta para um longo dia de trabalho saindo da sua casa logo cedo,passando pelas ruas nubladas e desertas chegando ao seu local de trabalho alegre e sorridente,o como eu queria ser vigilante para poder sentir há sensacoa de se responsável pela protege das pessoas como o sol de todas manhas que nesta profissão se torna a recompensa de se sentir o vigia competente.

    ResponderExcluir